Ansiedade: é muita pressão!

Tu nasces sob pressão! É o médico que não tem mais tempo e precisa viver de partos agendados. São teus pais que anseiam por logo te ver. É todo tipo de preocupação em torno de ti, teu futuro, tua saúde, aparência, mesmo antes de nasceres.

Cresces um pouco e entras na escola. Logo começam a te avaliar, medir tuas capacidades, cobrar notas, tudo para te preparar para o tal futuro.

Tornas-te adulto, atarefado, com horário para tudo, contas por pagar, gente te perguntando quando vais casar, ter filhos e tudo mais.

Tens teus filhos, tu anseias o melhor para eles, leva eles na escola, ajuda nos estudos, tenta acalmar eles nas provas e testes que se acumulam.

Teus filhos crecem, casam e saem da tua casa. Tu pensas todos os dias se eles estão bem. Difícil dormir com eles longe e, no outro dia, precisas trabalhar novamente, cumprir horários.

Essa é a rotina vida do sujeito comum.

Isso é vida?

Não, isso é ansiedade total.

Ansiedade é essa sensação intensa e persistente de preocupação com algo por vezes indizível. É um ocupar-se demasiadamente com o por vir. É sobreviver em meio da pressão.

Há vida para além da ansiedade!
Investigar as crenças pessoais acumuladas em torno da vida é o primeiro passo para redescobrir o sentido da vida e fazer ela de fato valer a pena.

Livra-te da ansiedade! Cuida-te e busca ajuda de um Psicólogo.

Depressão é algo sério

A depressão pode ser entendida como um conjunto de sensações de baixa autoestima, pouca ou nenhuma vontade de fazer qualquer coisa, pensamento negativo, tristeza profunda, alterações no apetite e no sono, choro aparentemente imotivado, sintomas que podem ou não ser acompanhados de ansiedade e agressividade.

Na maioria das vezes a depressão decorre de um aprofundamento de sintomas que iniciam por episódios de tristeza e melancolia e que passam desapercebidos ou pouco valorizados.

Contudo, em outros casos, a depressão pode surgir de forma abrupta, sem que nenhum sinal prévio tenha sido emitido.

Seja qual for a origem, a depressão precisa ser acompanhada e tratada. Em casos extremos ela pode levar à morte do sujeito.

Buscar avaliação profissional é fundamental para se iniciar a adequada estratégia terapêutica.

Há depressões que inclusive precisam de suporte medicamentoso dada a gravidade dos sintomas.

Quanto antes se buscar ajuda, melhor será a expectativa de superação dos sintomas.

Procurar ajuda é mais que nécessário. Depressão é algo sério!

Hipnose e “viagem” ao passado

Eventos do passado tem influência no que somos hoje.

Por vezes nem imaginamos os motivos pelos quais estamos a sofrer no presente ou a causa dos mais variados comportamentos inadequados que manifestamos.

Insistir em tratar apenas o sintoma que nos faz mal pode fazer com que o sofrimento dure um tempo insuportável.

A hipnose, por meio da hipnoterapia, é uma ferramenta poderosa que, sob a condução de um profissional qualificado, pode viabilizar a ressignificação de momentos do passado de modo a produzir novos efeitos no presente.

Sob efeito hipnótico, o paciente pode “viajar” nas suas memórias pretéritas e descobrir coisas que viveu e passou, que estão a afetar sua qualidade de vida atual. Na maioria das vezes, este “revisitar” permite, ou transformar a forma como o paciente experimenta no presente os efeitos das experiências passadas, ou até mesmo simplesmente permite deixar para trás o passado em definitivo.

Hipnoterapia é ferramenta eficiente no tratamento de ansiedade, melancolia, depressão, fobias e vícios.

Ansiedade, um peso desnecessário

A ansiedade é uma sensação necessária ao ser humano enquanto expectativa de que um desejo se realize.
Contudo, pode a ansiedade tomar uma intensidade desproporcional e nada razoável, imprimindo uma carga emocional pesadíssima ao sujeito.
Quem sofre de ansiedade vive o presente inteiro esperando por um futuro nada animador. Assim, deixa de aproveitar o “aqui e o agora” para se ocupar do “por vir”.
Como o futuro não se realiza no presente, o sujeito vive uma sucessão de impossibilidades, o que aumenta ainda mais o peso provocado pela ansiedade.
Compreender e resignificar os “mecanismos” emocionais envolvidos neste “circuito” de grande adoecimento emocional é fundamental, sob pena do sujeito, na sequência, experimentar outros sintomas físicos e emocionais.
Muitos transtornos depressivos tem em sua história casos de ansiedade que se complexifiracam ao longo do tempo.
O mesmo se pode dizer da insônia, dos transtornos alimentares e do comportamento agressivo: há um relevante componente ansiogênico em todos.
Tratar a ansiedade é fundamental para se obter qualidade de vida.
A psicoterapia pode auxiliar no tratamento da ansiedade.
Buscar ajuda é sinal de inteligência emocional.

Fobia, um medo injustificado

A mente humana é o software mais complexo já criado. Funciona em multiníveis e em multitarefas.
Pela complexidade, o seu programa é codificado e recodificado a todo o instante a partir dos dados de entrada fornecidos pelas experiências sensoriais e emocionais que atravessam o cotidiano.
Por vezes o código é “mal inserido” e o computador passa a emitir sinais errados.
A fobia é, de modo simples, um sintoma indicador de que o código foi mal inserido. Uma experiência mal percebida ou sentida no passado pode desencadear uma fobia presente, um medo intenso e injustificado.
Lidar com os sintomas da fobia passa por reescrever o código do software mental.
Há diferentes formas de se realizar isso é o Psicólogo é o técnico por excelência para auxiliar o usuário do computador nas correções necessárias.
São procedimentos simples que podem levar ao livramento de sofrimentos que acompanham o sujeito há anos.
Procure um Psicólogo e se livre das fobias.

Olá!

É um grande prazer receber sua visita. Depois de anos de experiência clínica no atendimento dos mais diferentes tipos de sofrimentos psíquicos com psicologia clínica, de intervenção para harmonização psicossomática através de técnicas milenares chinesas inauguro um retorno às origens de minha formação em Psicologia pela releitura da hipnose segundo o que meus tutores Anthony e Freddy Jacquin chamam de Hipnose Moderna.

Conciliar a habilidade da escuta clínica com ferramentas que promovam a efetividade do tratamento é fundamental para assegurar a melhoria da qualidade de vida dos sujeitos.

A inegável influência do psiquismo na percepção de si mesmo, na sensação da dor e na própria cura dos diversos problemas na saúde levam à convicção de que conciliar ferramentas terapêuticas e lançar mão delas conforme a necessidade do de cada um são as melhores estratégias profissionais para quem trabalha pelo e para o cliente.

Este blog surge no momento em que inicio minhas atividades profissionais em Braga, cidade milenar de Portugal, onde há um enorme frescor às mentes ávidas por conhecimento e crescimento.

Acompanhe aqui novidades bem como siga minha página no facebook:

facebook.com/psicologomarcio

Obrigado mais uma vez por sua visita!